Objetivos:
- Conhecer os ciclos da água e seus múltiplos usos;
- Reconhecer a importância da água;
- Identificar a necessidade desse recurso para a vida em geral e para a sociedade;
- Formular perguntas;
- Organizar e registrar informações;
- Observar determinado fenômeno;
- Discutir e respeitar diferentes opiniões.
Conteúdos
- Apresentar os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida, para a história dos povos;
- Observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo.
- O manejo e a conservação da água: noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo; os hábitos de utilização da água em casa e na escola adequados às condições locais;
Procedimentais:
- Investigação;
- Busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, interpretação de imagens, textos relacionados e visita a estação de tratamento de água.
Atitudinais:
- Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.
- Participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola, da comunidade.
Série -1ª e 2ª série Ensino Fundamental I
- Roda de conversa;
- Observação dos ciclos da água;
- Construção do texto coletivo;
- Visita a Estação Sabesp
- Produção de cartazes
Duração: 5 aulas
Desenvolvimento da Atividade
- Iniciar a aula com uma roda de conversa, para fazer levantamento prévio do conhecimento dos alunos;
- Apresentar aos alunos os três estados físicos da água sendo, líquido, gasoso e sólidos.
- Mostrar exemplos como, cubo de gelo, levar os alunos para observar a água sai de uma torneira, perguntar de onde ela vem, por onde passou e aonde chegará.
- Iniciar com uma roda de conversa relembrando a aula anterior;
- Os alunos elaboram, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias, como preservar água do nosso planeta;
- Apresentação do globo terrestre e os oceanos explicando qual a porcentagem de água em nosso planeta é potável;
- Leitura de textos informativos, sobre a importância da água em nosso planeta;
- Visita a Estação Sabesp, durante a visita tirar fotos para que estas sejam expostas em um mural na escola e na sala de aula;
- Construção de um texto coletivo, relatando o que aprendeu na visita sendo o professor o escriba;
4ª etapa
- Uma roda de conversa para socializar a visita a Estação Sabesp o que os alunos acharam do que viram o que mais gostaram e por quê?Pedir para que eles escrevam um breve relato sobre a visita a Estação Sabesp e o que acharam mas importante no ciclo da água e na sua forma de tratamento.
5 ª etapa
- Organizar uma Feira Cultural no pátio da Escola, para que os alunos exponham o Painel coletivo, o relato sobre a visita Estação Sabesp, Socialização da visita e de todo o projeto.
- Texto informativo;
- Cubos de Gelo;
- Globo terrestre;
- Cartolina;
- Lápis e Lápis de cor;
- Câmera fotográfica;
- Durex
Avaliação:
- Avaliação diagnóstica (roda de conversa);
- Avaliação contínua (participação e interação dos alunos em todo o processo);
- Avaliação final (socialização sobre todo o processo);
Produto final:
- Promover a exposição do trabalho dos alunos com cartazes e fotos em uma feira cultural para aberta á todos da escola e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário