quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Seqüência Didática – Meio Ambiente



Tema: Os ciclos da água



Objetivos:


  •  Conhecer os ciclos da água e seus múltiplos usos;
  • Reconhecer a importância da água;
  • Identificar a necessidade desse recurso para a vida em geral e para a sociedade;
  • Formular perguntas;
  • Organizar e registrar informações;
  • Observar determinado fenômeno;
  • Discutir e respeitar diferentes opiniões.

 Conteúdos


Conceituais:


  •  Apresentar os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida, para a história dos povos;

  • Observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo.

  •  O manejo e a conservação da água: noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo; os hábitos de utilização da água em casa e na escola adequados às condições locais;

Procedimentais:


  •  Investigação;

  • Busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, interpretação de imagens, textos relacionados e visita a estação de tratamento de água.

 Atitudinais:

  •  Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.

  • Participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola, da comunidade.

 Série -1ª e 2ª série Ensino Fundamental I




Estratégias:



  • Roda de conversa;
  • Observação dos ciclos da água;
  • Construção do texto coletivo;
  •  Visita a Estação Sabesp
  •  Produção de cartazes

 Duração: 5 aulas



Desenvolvimento da Atividade


1ª etapa


  •  Iniciar a aula com uma roda de conversa, para fazer levantamento prévio do conhecimento dos alunos;

  •  Apresentar aos alunos os três estados físicos da água sendo, líquido, gasoso e sólidos.

  •  Mostrar exemplos como, cubo de gelo, levar os alunos para observar a água sai de uma torneira, perguntar de onde ela vem, por onde passou e aonde chegará.


2ª etapa


  • Iniciar com uma roda de conversa relembrando a aula anterior;

  • Os alunos elaboram, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias, como preservar água do nosso planeta;

  •  Apresentação do globo terrestre e os oceanos explicando qual a porcentagem de água em nosso planeta é potável;




3ª etapa


  •  Leitura de textos informativos, sobre a importância da água em nosso planeta;

  • Visita a Estação Sabesp, durante a visita tirar fotos para que estas sejam expostas em um mural na escola e na sala de aula;

  • Construção de um texto coletivo, relatando o que aprendeu na visita sendo o professor o escriba;



 4ª etapa


  •  Uma roda de conversa para socializar a visita a Estação Sabesp o que os alunos acharam do que viram o que mais gostaram e por quê?Pedir para que eles escrevam um breve relato sobre a visita a Estação Sabesp e o que acharam mas importante no ciclo da água e na sua forma de tratamento.

 5 ª etapa



  •  Organizar uma Feira Cultural no pátio da Escola, para que os alunos exponham o Painel coletivo, o relato sobre a visita Estação Sabesp, Socialização da visita e de todo o projeto.






Materiais:


  •  Texto informativo;

  • Cubos de Gelo;

  • Globo terrestre;

  • Cartolina;

  •  Lápis e Lápis de cor;
 
  • Câmera fotográfica;
  • Durex

 Avaliação:


  •  Avaliação diagnóstica (roda de conversa);
  • Avaliação contínua (participação e interação dos alunos em todo o processo);
  •  Avaliação final (socialização sobre todo o processo);

 Produto final:


  •  Promover a exposição do trabalho dos alunos com cartazes e fotos em uma feira cultural para aberta á todos da escola e comunidade.