domingo, 27 de setembro de 2009

Relato da Visita !

Você sabe o que acontece com a água que utiliza diariamente?

Fique sabendo ...

A Sabesp tratar 95%, desta água, porém ela não volta para nossa casa, ou melhor, é reutilizada para fins não potáveis, como lavagens de ruas, ônibus e etc.

Visitar a estação Sabesp foi uma experiência enriquecedora, pois por mais que a gente saiba da necessidade que se tem de usar a água racionalmente, muitas vezes acabamos nós excedendo e abusando.

A Sabesp vem criando projetos e recursos para viabilizar a utilização da água com inteligência, na Estação Sabesp, podemos tomar consciências de projetos de preservação ambiental que já estão em andamento, desenvolvidos em parceria com o governo do Estado como, por exemplo, o projeto Tiete, Onda Limpa e Córrego Limpo, que são apresentados pelas educadoras responsáveis pelo espaço, com imagens ilustrativas, entre outras questões como o tratamento da água e do esgoto estes são apresentados com vídeos.

O passeio pela Estação Sabesp, inclui uma réplica de um banheiro, que ensina como melhorar a nossas atitudes para evitar o despedircios.

Como diz na Carta da Cidade Educadora:

Todos os habitantes da cidade têm o direito de refletir e participar na construção de programas educativos e dispor de instrumentos necessários para poder descobrir um projeto educativo na estrutura e no regime de sua cidade, nos valores que esta fomente, na qualidade de vida que ofereça, nas festas que organize, nas campanhas que prepare, no interesse que manifeste com respeito a eles e na forma em que os escute.”

Por isso acredito que a Estação Sabesp e um excelente lugar da Cidade de São Paulo para ser visitado, pois trabalha muito bem a questão ambiental é o uso consciente da água. Para que isso reflita positivamente no cotidiano das pessoas.

Observação, no dia em que visitamos a Estação, tivemos o prazer de acompanhar crianças de no máximo 6 anos que estavam em excursão da escola, eles estavam muito interessados e participativos.

4 comentários:

  1. A visita neste local realmente é muito interessante, tem um espaço onde tem umas gotas, que quando tocadas aparecem em duas telas, uma os fatos ocorridos no brasil naquela época que foi selecionada e na outra os marcos e acontecimentos na melhoria da sabesp.
    Não tem quem não fique ali parado olhando para aqueles fatos históricos.

    Simone souza

    ResponderExcluir
  2. Realmente Simone, imagina as crianças apertando aquelas gotas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog de vocês porque eu particularmente dou imensa importância à preservação da água, em casa sou até um pouco neurótica com isso, puxo a orelha de todo mundo que deixa nem que seja por alguns segundos a torneira aberta à toa. Colei até um adesivo no azulejo do banheiro dizendo:
    ÁGUA É VIDA, CUIDE DESSE BEM!

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa.

    Ass: Silvia Cristina.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, parabéns pela escolha do local a ser visitado, acredito que vocês puderam adquirir ricos conhecimentos com essa visita.
    As poucas vezes que me informei sobre a nossa água de cada dia, fiquei assustado em saber que temos apenas 3% para consumo e fico indignado em saber que não há uma campanha constante de conscientização sobre o consumo.
    Já tive a oportunidade de preparar um plano de aula sobre o desperdício de água no planeta e pude conhecer indispensáveis informações que cada um de nós pode obter na preservação deste ouro. Até mesmo uma simples dona de casa pode contribuir e muito no controle de água quando está lavando louça.
    Para nossa reflexão, há quem diga que uma possível guerra mundial pode ser causada pela água consumível do planeta.

    ResponderExcluir